A gestão de documentos fiscais é muito importante para a empresa, por isso, empresários sempre estão atrás das melhores soluções em segurança e agilidade no setor.

importador xml

A partir da automatização, já é possível importar NFe da SEFAZ direto no ERP da sua empresa, sem digitação manual da chave de acesso e com segurança garantida. Quer saber como? Continue a leitura até o final!

Limitações do processo manual

Se a sua empresa utiliza um processo manual na consulta e lançamento de notas fiscais, deve saber que há muitas limitações em torno disso. Você precisa digitar a chave de acesso no Portal da NFe, baixar o arquivo, e depois digitar novamente todas as informações do XML para lançar o documento, tornando o processo lento e improdutivo.

Por isso, importar NFe direto da SEFAZ até o seu ERP pode ajudar a economizar em até 80% o tempo comparado ao processo manual. Isso significa que em um período de 1 hora, se você consegue lançar de 2 a 4 notas manuais, no processo automatizado lançará de 12 a 30 NFes.

Como importar NFe da SEFAZ no ERP

Para conseguir uma importação direta, é preciso usar um software de automação. Esse sistema irá capturar NFes da SEFAZ e enviar para um integrador ou pasta integrada com o ERP, ou seja, todas as notas fiscais estarão disponibilizadas no ERP sem precisar de nenhum esforço manual. Veja o passo a passo:

  1. Configure seu software de automação de documentos fiscais (experimente ConexãoNF-e grátis);
  2. O próprio software receberá a NFe da SEFAZ e importará no ERP, sem intervenção manual.

É claro, para garantir a integração é preciso fazer algumas configurações antes do processo, mas estas configurações são muito rápidas e práticas, e depois que o sistema estiver pronto, tudo será automatizado.

Uma vez com as notas importadas no ERP, basta fazer o lançamento. O software da ConexãoNF-e já traz a maioria das informações já preenchidas, além de ter aprendizagem inteligente, ou seja, se você precisou informar um campo x, na próxima vez que precisar importar outro produto com o mesmo campo x, ele já estará preenchido.

Como funciona o Importador de XML da ConexãoNF-e

Uma das soluções mais completas do mercado sobre a gestão de XML é a da ConexãoNF-e, isso porque o software acompanha os documentos fiscais desde a captura na SEFAZ e prefeituras, até o lançamento no ERP. Funciona assim:

  1. o sistema captura NF-e e CT-e direto da SEFAZ e NFS-e de mais de 500 prefeituras (além de capturar de outras fontes, entre em contato para saber mais);
  2. dentro do Portal Cloud de Gestão de XML, é possível fazer várias ações de gerenciamento dos arquivos;
  3. os XMLs vão automaticamente para uma pasta integrada ao ERP, ou seja, todos os documentos já estarão prontos para lançar desde o recebimento na SEFAZ.
fsist

Já é comprovado que a gestão de documentos fiscais com ConexãoNF-e garante um lançamento até 80% mais rápido no ERP. Confira outras funções da solução:

  • importação de documentos como classificados ou pré-nota;
  • vinculação inteligente entre o XML e o pedido de compras;
  • associação facilitada entre NFe e CTe correspondente;
  • alerta sempre que um documento é lançado ou cancelado;
  • importa Carta de Correção Eletrônica (CCe);
  • associação inteligente do código de produto (ERP x Fornecedor);
  • auditoria das informações encontradas no XML e ERP;
  • função de lançamento 100% automatizado para o ERP Protheus.

Vantagens de automatizar o processo de importação

Agora que você já sabe como importar o XML da SEFAZ automaticamente no ERP da sua empresa, confira as principais vantagens de aderir a este processo:

→ Agilidade: já citamos antes, mas é sempre bom lembrar que com a automatização os processos ficam muito mais rápidos! É mais tempo para seus colaboradores focarem no que realmente importa: o crescimento da empresa.

→ Segurança: muitas empresas chegam até nós alegando que precisam de notas fiscais de anos atrás por conta de uma auditoria do Fisco, porém, esse arquivo já não está mais disponível na SEFAZ, então não tem como recuperar. Por isso, o ideal é sempre prevenir, contando com um software que guarda seus XMLs e permite que você os encontre em poucos segundos, mesmo após anos.

→ Fim do retrabalho e aumento da produtividade: digitação manual é cansativa, desgasta seu colaborador e ainda pode incorrer em retrabalhos (e mais digitação). Errar é humano, e lidar com 44 números de chave de acesso para cada uma de várias notas fiscais é burocrático. A automatização evita o retrabalho e garante validade nas informações.

→ Sem surpresas desagradáveis: lançou uma nota no ERP, mas o fornecedor cancelou? Acredite, isso é mais comum do que parece. Porém, com um software como o da ConexãoNF-e, você é alertado sempre que um documento fiscal é cancelado. Além disso, você pode fazer o manifesto de confirmação da operação em segundos e evitar o cancelamento da nota por parte do fornecedor.

Passo a passo: importando XML com ConexãoNF-e

Viu como é importante automatizar os processos na sua empresa? Por isso, convido você a fazer um teste gratuito da ConexãoNF-e agora mesmo, e não se preocupe, nós não pedimos cartão de crédito!

1. Acesse o site da ConexãoNF-e e clique em "teste grátis";

2. Preencha as informações da sua empresa e o Certificado Digital, para que o software consiga se conectar com a SEFAZ;

3. Todas as suas notas fiscais começarão a aparecer por ordem de chegada, de forma automatizada;

4. Acesse o chat e peça um teste grátis do Importador de XML, informando qual é o ERP que você utiliza.

Nossa equipe de especialistas dará todo o material e apoio que você precisa para iniciar o teste, de acordo com o ERP que a sua empresa usa.

Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre o Importador de XML da ConexãoNF-e, acesse nosso canal no Youtube ou entre em contato!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Receba, armazene, e gerencie documentos fiscais eletrônicos com agilidade e segurança

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e