Preciso consultar minhas notas fiscais e o FSist não funciona. O que fazer?

O site FSist se tornou conhecido por fornecer o download de XML de NFe (Nota Fiscal eletrônica) e CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico). Mas, como muitas ferramentas gratuitas, às vezes passa por instabilidades e para de funcionar.

No passado, muitos profissionais usavam o FSist para baixar XML sem certificado digital, mas devido a alterações da própria SEFAZ, não é mais possível baixar os documentos apenas pela chave de acesso, limitando as consultas aos CNPJs habilitados por aquele certificado digital utilizado na validação.

Quando o FSist passa por instabilidades e para de funcionar, é preciso recorrer à outra alternativa, como você verá a seguir. Acompanhe!

Por que o FSist parou de funcionar?

Desde a sua criação, o sistema tem enfrentado alguns problemas técnicos que dificultam o seu funcionamento pleno. Hoje o FSist funciona com o uso de certificados digitais, para garantir a segurança e a validade das informações transmitidas.

No entanto, ainda persistem momentos de instabilidade que afetam o desempenho do sistema e podem levar à sua queda ou indisponibilidade. Esse cenário pode ser causado por falhas no servidor ou no software utilizado pelo sistema.

Além disso, essas instabilidades aumentam em picos de acesso, como no final do mês, quando muitas empresas precisam enviar suas informações fiscais e tributárias.

A queda do sistema pode resultar em atrasos na consulta e envio das informações, e acarretar em multas e penalidades para as empresas.

Em resumo, embora o FSist tenha se adequado à legislação tributária e tenha adotado o uso de certificado digital para garantir a segurança das informações, questões técnicas ainda podem prejudicar seu desempenho e a disponibilidade da plataforma.

FSist não funciona: o que fazer e onde consultar suas notas fiscais

A melhor alternativa ao FSist para consultar notas fiscais é contar com uma plataforma de gestão de XML, como a da ConexãoNF-e. Assim, é possível monitorar todas as NFe, NFSe e CTe que são emitidas contra o CNPJ da empresa.

Com uma solução completa, não é preciso digitar a chave de acesso para fazer a consulta, já que o sistema faz a captura automática dos documentos através do certificado digital.

A ConexãoNF-e tem se destacado pela agilidade e segurança que oferece às empresas na consulta de documentos fiscais eletrônicos, e além de substituir o uso do FSist, possui várias funcionalidades como:

  • Consulta, armazenamento e gestão de NFe, NFSe, NFCe, CTe e CTe OS;
  • Download de XML e PDF dos documentos fiscais, inclusive em lote;
  • Manifesto do destinatário e desacordo do CTe;
  • Filtros e marcadores inteligentes;
  • Importação automática de XML no ERP e sistema contábil; e muito mais!


Atenção: a ConexãoNF-e não possui nenhum vínculo e não presta suporte para ferramentas da empresa FSist. A plataforma da ConexãoNF-e é uma alternativa ao FSist, por ser conectada à SEFAZ e fazer o monitoramento de NFe, NFSe e CTe.

Benefícios de usar uma alternativa ao FSist

Segundo a resolução do governo federal, apenas poderão ser consultados documentos fiscais com os quais o CNPJ da empresa tenha vínculo (seja ele relacionado a matriz ou filiais).

Em nota, o Diário Oficial da União menciona:

"§ 5º A disponibilização completa dos campos exibidos na consulta de que trata o caput desta cláusula será por meio de acesso restrito e vinculada à relação do consulente com a operação descrita na NF-e consultada, nos termos do MOC.”
“§ 6º A relação do consulente com a operação descrita na NF-e consultada a que se refere o § 5º desta cláusula deve ser identificada por meio de certificado digital ou de acesso identificado do consulente ao portal da administração tributária da unidade federada correspondente ou ao ambiente nacional disponibilizado pela RFB."

Portanto, empresas e escritórios contábeis que usam o site FSist e semelhantes precisam se adaptar, já que não é mais possível consultar XML sem certificado digital.

Com isso, o FSist virou uma ferramenta similar ao próprio site da SEFAZ, onde é preciso digitar a chave de acesso e informar o certificado para consultar as notas fiscais, uma a uma.

A utilização de soluções gratuitas, muitas vezes, traz uma sensação de “economia”, mas quanto tempo é desperdiçado em processos manuais de digitação, e em procurar alternativas quando as mesmas param de funcionar?

Conforme Infomoney, “Na próxima vez que você olhar o preço de um produto, pense no real valor que atribui a ele e quantas horas da sua saúde (ou seja, da sua vida) serão utilizadas ali. O tempo não volta, mas ele pode estar a seu favor para a construção da prosperidade financeira. Desde que você queira pensar no assunto.”

Uma melhor utilização do tempo deve ser considerada na escolha dos parceiros de negócios de sua empresa e nas soluções disponíveis no mercado para otimização dos processos.

Como a ConexãoNF-e pode ajudar

A ConexãoNF-e é uma plataforma completa para a gestão de documentos fiscais eletrônicos, e faz desde a captura dos XMLs na SEFAZ e prefeituras, até a importação no ERP e sistema contábil.

Diferente do FSist, na ConexãoNF-e você vincula o certificado digital e o sistema faz sozinho a captura e monitoramento dos documentos na SEFAZ. Assim, você só precisa acessar o portal para ter todas as informações disponíveis em tela, de forma rápida e simples.

Mais de 9.000 empresas usam a plataforma para receber, armazenar, gerenciar e importar documentos fiscais de forma automática. Com isso, são mais produtivas nos seus processos fiscais.

Com ConexãoNF-e você tem compliance e gestão completa dos seus XMLs! Conheça nossos planos e veja como trazer produtividade, economia e muito mais segurança para seu negócio.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e