O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) é o documento fiscal responsável por registrar prestações de serviço de carga, nos modais rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário e dutoviário.

Este documento faz parte da rotina de várias empresas que lidam com a operação de transporte, e assim como acontece com a NFe, é preciso guardar o XML por no mínimo 5 anos, conforme a lei.

Para cumprir a legislação, algumas empresas optam por baixar XML do CTe na SEFAZ. No entanto, esse processo é demorado pois não pode ser feito em lote.

Confira a seguir como fazer o download de CTe em lote direto da SEFAZ, em conformidade fiscal e com segurança para a sua empresa!

Como baixar o XML de um CTe?

Existem duas formas para baixar CTe: digitando a chave de acesso pelo Portal Nacional do CTe ou usando uma plataforma de captura de XML, como a ConexãoNF-e.

Usando o Portal Nacional do CTe, é necessário digitar a chave de acesso contida no DACTE e resolver um captcha. Este processo só pode ser feito um a um, portanto, é necessário recorrer à outra alternativa quando o volume de documentos é grande.

Já usando a plataforma da ConexãoNF-e, basta inserir o certificado digital da empresa, e o sistema faz sozinho a captura dos conhecimentos de transporte emitidos contra o CNPJ, direto da SEFAZ, com agilidade e segurança.

A plataforma da ConexãoNF-e vem se destacando no mercado quando o assunto é gestão automática de documentos fiscais eletrônicos, por ser rápida, intuitiva e integrada à ERPs e sistemas contábeis.

Download de XML de CTe em lote direto da SEFAZ

Para fazer o download de CTe em lote é necessário usar um software como o da ConexãoNF-e, já que o site da SEFAZ permite apenas a consulta de um documento por vez. Veja o passo a passo:

  1. Entre no site da ConexãoNF-e e inicie um teste gratuito;
  2. Dentro do Portal, é necessário vincular o seu certificado digital para ocorrer a comunicação entre software e SEFAZ;
  3. Seus documentos fiscais dos últimos 30 dias irão aparecer automaticamente, em ordem de chegada;
  4. Basta usar o menu “fechamento” para fazer o download de CTe em lote.

É fácil e rápido, confira nosso exemplo em vídeo:

Comparativo: baixar CTe na SEFAZ ou na ConexãoNF-e? Qual é a diferença?

Um ponto muito importante que você deve considerar é que a ConexãoNF-e é integrada à SEFAZ, ou seja, todas as notas fiscais e conhecimentos de transporte capturados são validados e apresentam o status do documento em tempo real.

Isso assegura sua empresa contra as notas frias, já que você terá acesso a 100% dos CTes emitidos contra seu CNPJ, e pode informar a SEFAZ sobre qualquer irregularidade na hora, em poucos segundos e sem burocracias.

A seguir, você pode ver a diferença tabelada entre continuar consultando na SEFAZ, ou migrar para a ConexãoNF-e.

Função Site da SEFAZ ConexãoNF-e
Precisa digitar a chave de acesso Sim Não
Precisa de Certificado Digital Sim Sim
Consulta e baixa NFe e CTe Sim Sim
Faz download de NFe e CTe em lote Não Sim
Faz download de DANFE e DACTE em lote Não Sim
Armazena os arquivos XML Apenas por 90 dias Por 5 anos mais o ano vigente, conforme a lei

Ainda, quando o volume de documentos fiscais é muito alto, como em distribuidoras e transportadoras, fazer a consulta manual na SEFAZ se torna inviável, portanto, contar com uma plataforma é ainda mais importante.

Benefícios de usar ConexãoNF-e para baixar CTe, NFe e NFSe

A tecnologia chegou para facilitar os processos fiscais e agilizar a rotina das empresas, mas na prática, o que muda no dia a dia dos profissionais que lidam com uma solução de consulta e download automático de CTes? Confira a seguir!

Segurança fiscal e melhoria do compliance

Uma das principais preocupações de qualquer negócio é com a segurança das informações, portanto, é preciso que tudo esteja às claras e que nenhuma inconsistência passe despercebida.

Quando falamos em captura automática de XML, é para levar ao pé da letra: se alguém emitir um conhecimento de transporte contra a sua empresa de forma indevida, você ficará sabendo e poderá fazer a recusa do CTe em poucos segundos.

Também é possível fazer outras conferências antes mesmo da mercadoria chegar ao seu estabelecimento, como por exemplo:

  • código NCM;
  • quantidade;
  • unidade de medida;
  • impostos; entre outros.

Esse controle total dos documentos fiscais promove mais segurança das informações, evita problemas com multas e autuações e melhora o compliance fiscal da empresa.

Geração de relatórios para apuração de impostos

Sua equipe ainda precisa procurar as informações de forma manual para gerar relatórios à gerência ou fechar o mês? Com ConexãoNF-e os relatórios podem ser feitos de forma automatizada, escolhendo entre opções mais básicas ou avançadas:

relatorio de cte

Agilidade e produtividade com a importação de XML

A plataforma da ConexãoNF-e é completa na gestão de XMLs, pois ela cuida desde a captura de NFe, NFSe e CTe na SEFAZ e prefeituras, até a importação destes documentos no ERP e sistema contábil, tudo de forma automatizada.

Deste modo, o tempo gasto e os problemas gerados com a digitação da chave de acesso e de outras informações são eliminados.

Conclusão

Para conseguir fazer o download de CTe em lote é preciso usar um software de gestão de XML. A plataforma da ConexãoNF-e se destaca nesse sentido por ser rápida, intuitiva e ter conexão direta com a SEFAZ e mais de 5.000 prefeituras.

Comece a baixar e gerenciar seus documentos fiscais hoje mesmo:

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e