Poucos sabem que a Receita Federal disponibiliza um aplicativo que possibilita a consulta de CNPJ grátis. É uma função extremamente útil para captura dos dados cadastrais e conferência da situação da empresa, e, para isso, basta ter em mãos o número correto do CNPJ e um dispositivo móvel.

Contudo, muitas pessoas ainda não conhecem essa inovação e seus benefícios ou têm diversas dúvidas de como utilizá-lo.

Por isso, resolvemos fazer este artigo e popularizar um pouco mais o tema: afinal de contas, é preciso saber consultar dados relevantes nas transações comerciais.

O que é o APP de consulta CNPJ Grátis da Receita Federal?

O simples fato da empresa ter um número de CNPJ não assegura que ela esteja em pleno funcionamento, pois, para a abertura e inícios das atividades, todas as instituições devem ter esse cadastro e, mesmo se ela falir, continuará vinculada ao número de CNPJ.

Para realizar qualquer negociação com segurança, é necessário saber como identificar se a empresa está ativa por meio do CNPJ. Por este motivo, a Receita Federal criou um aplicativo apropriado a aparelhos mobile para quem deseja realizar esse tipo de consulta. Esse recurso se encontra disponível para Android e iOS e permite a consulta de situação cadastral de empresas.

Sua finalidade é simplificar e agilizar o acesso às informações da Receita, facilitar a obtenção da instituição dos dados cadastrais dos clientes e fornecedores quando emitem uma nota fiscal eletrônica (NFe), etc. Se trata de um investimento da Receita Federal que utiliza a tecnologia na busca pela redução da burocracia e facilidade no cumprimento de obrigações tributárias pelos contribuintes.

É o aplicativo ideal para quem precisa realizar uma consulta e só tem o smartphone disponível na hora. Além de ser gratuito, seguro e garantir o mesmo resultado exibido pela consulta no site.

Quais são as principais funcionalidades do aplicativo da Receita Federal?

O aplicativo para consulta de CNPJ na Receita Federal é grátis e traz diversas funcionalidades. Confira algumas delas:

  • acompanhamento da evolução e/ou cancelamento das solicitações cadastrais, como inscrições, alterações e baixas;
  • consulta ao CNPJ e demais informações relativas à empresa, como situação, informações básicas, opção pelo Simples Nacional e endereço;
  • obtenção de informações relativas aos procedimentos cadastrais;
  • acesso à tabela do Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
  • aferição aos conhecimentos sobre a legislação do CNPJ;
  • avaliação do aplicativo.

Como baixar o aplicativo e fazer as consultas?

O modo de consultar a situação cadastral de um CNPJ é muito simples. O recurso é chamado “APP CNPJ” e está disponível para download em smartphones e tablets. Para baixar, basta clicar no link correspondente ao sistema operacional utilizado:

sistema operacional Android;

sistema operacional iOS

Para realizar a consulta CNPJ, siga este passo a passo:

  • clique no ícone do serviço desejado;
  • consulta o número do CNPJ;
  • selecione o nome da empresa;
  • após isso, os dados solicitados serão informados.

Quais são as vantagens do aplicativo?

O “APP CNPJ” oferece diversas vantagens, entre elas:

  • a consulta se torna mais rápida, simples e gratuita;
  • oferece maior segurança aos usuários;
  • gera maior confiabilidade e inviolabilidade, tendo em vista que todas as informações são concedidas pela Receita Federal;
  • reduz a burocracia e é menos oneroso;
  • exclui a necessidade de intermediadores para fazer a consulta.

Por estes motivos, as consultas realizadas pelo aplicativo oferecido pela Receita federal podem ser consideradas a forma mais eficiente e segura de obter informações sobre as empresas por meio do CNPJ atualmente.

É importante lembrar que, além do aplicativo, a Receita Federal disponibiliza uma versão para que a consulta seja feita direto pelo computador. Para isso, você deve acessar o site da Receita Federal e ir ao campo referente à consulta da pessoa jurídica com o CNPJ em mão, digitar os 14 dígitos, fornecer o código de confirmação, verificar as informações sobre a empresa e sua situação cadastral.

consultar cnpj receita

O aplicativo para consultar CNPJ e demais dados da empresa é uma ferramenta que agiliza muito as atividades que demandam esse tipo de informação. Seu diferencial é a mobilidade: a partir do celular, qualquer pessoa, em qualquer lugar pode dispor das informações e usá-las conforme for a necessidade.

A consulta ao CNPJ é importante por se tratar de uma avaliação prévia, que possibilita identificar históricos de dívidas, saber se a empresa está ativa, se apresenta restrições e é também uma possibilidade de se proteger de possíveis fraudes, pois permite a análise da situação atual da organização antes de fechar negócio.

Conseguiu entender os benefícios do aplicativo para consulta CNPJ grátis? Esse recurso auxiliará você na obtenção de informações de forma prática, segura e menos burocrática, oferendo uma maior tranquilidade ao fechar negócio com qualquer empresa. Dessa forma, você consegue evitar possíveis prejuízos ou dores de cabeça futuramente.Este texto foi útil para você? Então aproveite e siga nossas redes sociais. Assim, ficará por dentro de todas as nossas novidades, atualizações e compartilhamentos. Estamos no Facebook, Linkedin e Twitter!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e