Muitas pessoas associam a profissão do contador à uma rotina de organizar pilhas de papéis e resolver burocracias.

No entanto, através da tecnologia a automatização na contabilidade se torna possível e pode auxiliar os contadores a desempenhar sua real função: cuidar da parte fiscal contábil das empresas, gerando segurança para uma gestão estratégica do negócio e satisfação para os clientes.

Banner sobre a ConexãoNF-e para escritórios contábeis, clique para testar grátis

A tecnologia no meio contábil não surgiu para substituir o profissional de contabilidade, mas para possibilitar o consumo de tempo e dinheiro no que realmente importa.

Com auxílio da tecnologia, os contadores podem se dedicar à atividades relevantes e que não podem ser automatizadas, como as que necessitam da análise e conhecimento humano, enquanto atividades repetitivas podem ser feitas em questão de minutos por sistemas especializados.

Vantagens na automatização nas contabilidades

Diversas são as vantagens em abandonar o modo tradicional de fazer contabilidade. Conheça algumas:

Segurança e otimização de processos: Sistemas de gestão de dados contábeis e fiscais garantem segurança nas informações e se atualizam conforme as regras da legislação brasileira de forma automática. Ao adotar a tecnologia para automatização de processos, o escritório contábil consegue realizar suas tarefas muito mais rapidamente e com maior precisão, sem sobrecarregar seus funcionários, gerando maior rendimento da empresa como um todo e resultados positivos perante a concorrência.

Diminuição de retrabalhos: O alto volume de dados e a burocracia de processos contábeis podem gerar uma rotina estressante ao contador, que no modo tradicional é manual e fica mais suscetível a falhas. Com a automatização, os riscos de erros são completamente anulados, pois softwares cuidam dos dados sem alterá-los (padronizados), e, muitas das vezes, de forma integrada.

Aumento na produtividade: A tecnologia é uma aliada principalmente na hora de eliminar processos que demandam tempo demais para pouco retorno. Automatizar a contabilidade em trabalhos repetitivos é um modo de gerar valor ao escritório contábil.

Contadores que conseguem realizar mais atividades com mais qualidade e em menos tempo, tem um desempenho melhor, possibilitando até mesmo a ampliação da carteira de clientes do escritório contábil. Ou seja, o número de empresas que podem comprar os serviços contábeis aumenta, sem que isto tenha impacto negativo na rotina do contador ou na qualidade do serviço oferecido.

Redução de custos: Uma das grandes preocupações ao aderir à tecnologia é o custo que isso terá para a empresa. Porém, diferente do pensamento comum, muitos softwares de qualidade tem preços acessíveis e promovem ainda mais ganhos para a empresa, ao eliminar tarefas que demandavam tempo, mobilização de funcionários e a múltipla administração de sistemas diversos, além do custo com armazenamento de arquivos e manutenção de máquinas e servidores. O custo benefício de adotar a tecnologia no escritório contábil é facilmente percebido no cotidiano e nas finanças.

Destaque entre a concorrência: A competitividade do mercado obriga as empresas a buscarem soluções inovadoras, e não é diferente com os escritórios contábeis. Sistemas de gestão especializados e integrados permitem a melhoria nos processos de forma que reflita diretamente nos serviços prestados, e é perceptível aos clientes o aumento da qualidade e da agilidade desses serviços. Por sua vez, clientes satisfeitos são fidelizados e podem até recomendar o escritório contábil à conhecidos.

Além de tudo, contar com tecnologias pode valorizar profissionalmente o contador, assim como o escritório contábil, possibilitando mais qualidade de serviço e vida para quem trabalha nessa área.

Soluções especializadas

Atualmente, algumas soluções especializadas já estão disponíveis no mercado e auxiliam o trabalho do contador. Uma que pode ajudar muito é da ConexãoNF-e, que é voltada à administração de documentos fiscais eletrônicos. Confira abaixo algumas das funções oferecidas pela ferramenta:

* Recebimento automático de Notas Fiscais emitidas contra o cliente

* XML de NF-e e CT-e prontos para serem importados

* Armazenamento em nuvem de todos os documentos fiscais emitidos e recebidos por no mínimo 5 anos, conforme determina a lei

* Gestão centralizada e de diversos CNPJs em uma única conta

* Relatórios personalizados e de fechamento de mês para apuração de impostos

* Integrações com sistemas contábeis, fiscais e ERPs

* Entre outros benefícios.

Todas as Notas que chegam no Portal da ConexãoNF-e são validadas na SEFAZ. Através do sistema também é possível enviar Manifestos de Destinatário (MDe) referente aos documentos fiscais. Essa função dá segurança jurídica sobre as transações do cliente e facilita a denúncia sobre Notas Fraudulentas/Frias.

Atenção! A utilização de uma ferramenta como essa ajuda não somente a contabilidade, mas o cliente, que pode deixar de se preocupar com o envio de Notas no fim do mês para a gestão contábil.

Os dados são confiáveis e o armazenamento seguro.
Com ConexãoNF-e o escritório contábil pode ser mais produtivo.

Essas são algumas das vantagens desse serviço. Para conferir tudo o que a ferramenta faz, faça um teste gratuito, totalmente sem compromisso!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e