Consultar notas fiscais eletrônicas é uma tarefa que faz parte da rotina de qualquer empresa.

Porém, a consulta com digitação da chave de acesso na SEFAZ e o próprio lançamento automático no ERP, é um processo pouco produtivo.

Importe XML de forma automática com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Por isso, hoje já existem tecnologias que fazem a consulta e importação automática de XMLs direto no ERP e sistema contábil, como é o caso da RPA e das APIs.

Acompanhe nosso conteúdo e veja como consultar NFe e CTe de forma automática com uso destas tecnologias!

O que é API

API é a sigla para "Application Programming Interface", e é uma rotina de programação que consegue integrar diferentes softwares.

Na prática, com a API você consegue, por exemplo, realizar funções de um software dentro do ERP, sem precisar abrir o software em questão.

Isso é muito útil em rotinas fiscais, pois o sistema de gestão por si só muitas vezes não entrega tudo o que é preciso. Portanto, com um software especializado e APIs, o trabalho fica mais ágil e prático.

Pessoas trabalhando em desenvolvimento de APIs

Diferença entre API e RPA

Tanto as APIs quanto a tecnologia RPA são importantes para empresas que querem automatizar seus processos, sendo que ambas podem trabalhar juntas.

RPA significa Robotic Process Automation, e se trata de uma tecnologia onde "robôs" (softwares) realizam tarefas repetitivas.

Um exemplo prático é o Portal ConexãoNF-e: ele usa a RPA para capturar os documentos fiscais eletrônicos direto da SEFAZ e das prefeituras.

Depois que os XMLs já estão dentro da plataforma, é possível integrar com ERPs e sistemas contábeis. Através de APIs é possível realizar funções do Portal ConexãoNF-e dentro do próprio ERP.

Leia também: Sistema ERP integrado com software fiscal: conheça 5 benefícios

API de consulta de NFe

A partir de uma API de consulta de NFe é possível visualizar as informações do XML de nota fiscal dentro de uma plataforma, ERP ou sistema contábil.

Com o recebimento automático da Secretaria da Fazenda, você não precisará digitar a chave de acesso e resolver captcha, além de conseguir baixar os documentos em lote.

O software da ConexãoNF-e é completo neste sentido: além de receber NFe, NFSe e CTe de forma automática, é possível receber tudo dentro do ERP com a integração.

Ou seja, a integração de sistemas elimina o trabalho manual de digitação da chave de acesso, trazendo uma série de benefícios para a rotina fiscal das empresas.

Fluxo de documentos fiscais com integração de sistemas

Como a ConexãoNF-e pode ajudar com a consulta e download de nota fiscal

A plataforma da ConexãoNF-e é uma das soluções mais completas do mercado, pois ela garante o fluxo de documentos fiscais eletrônicos desde a SEFAZ e prefeituras, até o ERP e sistema contábil.

A partir da tecnologia RPA, a plataforma captura todos os XMLs emitidos contra o CNPJ ou CPF da empresa, utilizando o Certificado Digital para se conectar aos órgãos do governo.

Depois, os documentos armazenados são enviados ao ERP e sistema contábil via integração, e com as APIs é possível realizar diversos processos sem sair do sistema de gestão.

A seguir, vamos mostrar para você nossas principais APIs.

API Geração de DANFE

Com ela é possível gerar e exibir o DANFE de nota fiscal dentro do ERP, sistema contábil, app, sistema de compra e recebimento, sem precisar abrir o Portal ConexãoNF-e.

API Extração de dados e XML

A API de extração de dados possibilita extrair todos os XMLs para utilização no sistema BI que a sua empresa já utiliza hoje.

Quando a integração é feita com sistemas na nuvem, não é necessário instalar o integrador.

API Atualização de Marcadores

Os marcadores são tags inteligentes e personalizáveis, que você pode utilizar no Portal ConexãoNF-e para fazer o fluxo de gestão dos documentos.

Com essa API você também poderá gerenciar os marcadores dos XMLs através do sistema de gestão, automatizando o vínculo deles ao recebimento e/ou faturamento.

API Emissão de manifestos

Realize o Manifesto do Destinatário em NFe e o Desacordo do CTe direto pelo seu ERP ou sistema contábil.

Tudo é enviado de forma automática para a SEFAZ, e livra a sua empresa de preocupações e problemas com o Fisco.

API Consulta no cadastro Sintegra

Você pode manter seus cadastros de fornecedores e de clientes atualizados, através desta API, que faz a consulta no Sintegra (CNPJ, Inscrições estaduais ativas) e conta com sistemas de alertas.

API Atualização do flag ERP

Se você utiliza a importação de XML para o ERP, é possível sincronizar o status de recebimento com o Portal ConexãoNF-e, utilizando a API atualização do flag ERP.

Ainda, para os clientes ConexãoNF-e abrimos a opção de desenvolver APIs customizáveis, ou seja, de acordo com as necessidades da empresa!

Precisa melhorar a sua rotina fiscal? Entre em contato ou comece já um teste gratuito da solução!

Benefícios da tecnologia no setor fiscal

A tecnologia é uma grande aliada para empresas que querem crescer com inteligência, e visam aumentar a produtividade. Para empresas com grandes volumes de documentos, ela é indispensável.

São vários benefícios que o uso das APIs e da RPA podem trazer, como:

  • segurança;
  • produtividade;
  • agilidade;
  • eliminação de erros e retrabalhos;
  • centralização das informações; entre outros.

Automatizar processos é sinônimo de eliminar erros que acontecem com as atividades manuais e repetitivas.

Os softwares tem grande capacidade de processamento, e conseguem entregar tarefas burocráticas muito mais rápido e sem erros.

Assim, o tempo dos funcionários é otimizado para operações mais complexas e que precisam de planejamento e análise, ou seja, atividades que vão impulsionar o crescimento do negócio.

A exemplo da consulta de nota fiscal, o colaborador não precisará mais ficar procurando XMLs em e-mails, e validando os arquivos um a um na SEFAZ.

Com o uso de um portal inteligente, ele terá tudo o que precisa em tela, de forma automática, e basta conferir os dados e se manifestar sempre que for preciso.

Com as APIs da ConexãoNF-e, ele pode inclusive fazer a conferência, manifestação, geração de DANFE, e outras atividades sem sair da tela do ERP ou do sistema contábil.

Mulher anotando os benefícios da tecnologia e das APIs

Conclusão

As APIs são ferramentas importantes para integrar sistemas no seu negócio, e a própria tecnologia traz uma série de benefícios para o setor fiscal.

Para consultar notas fiscais e conhecimentos de transporte eletrônico, é possível utilizar o software da ConexãoNF-e. Com ele, o processo é muito mais rápido e seguro.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e inicie um teste gratuito do software da ConexãoNF-e!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e