XML para PDF? O perigo nos aplicativos gratuitos de NFe

Você tem o arquivo XML e precisa converter o XML para PDF da DANFe? Está precisando validar o status de uma NFe? Precisa do arquivo XML da NFe e só tem a chave de acesso? O CTe veio rasurado e precisa do DACTe? Se essas situações são comuns no seu dia de trabalho, então veio ao lugar certo…
Ao procurar ajuda no Google por “XML para PDF” certamente vai se deparar com diversos sites que oferecem esses serviços grátis, esse post foi feito para alertar você. O que podemos dizer a respeito disso é: Tome mais cuidado, você pode estar compartilhando dados da sua empresa, seus fornecedores e transportadoras com algum desconhecido.
Famosas redes sociais como Facebook, LinkedIn e outras tantas foram criadas apoiadas no gratuito. Afinal de contas, a não ser que você seja um anunciante, certamente não gastou um centavo para usar a rede e trocar informações com seus amigos e familiares.
A ideia das redes sociais (e sua gratuidade) se espalhou e se tornou popular entre aplicativos que prestam um serviço grátis, mas como sabemos: “não há cafezinho de graça”. Isso não deve ser tratado como uma verdade absoluta que se aplica a 100% dos casos, mas a finalidade de um aplicativo gratuito é angariar dados que as pessoas colocam de graça em troca de um serviço e depois usá-los de outras formas. Como dizem os especialistas em Marketing, se você não paga nada por um produto ou serviço, isto significa que você é o produto que está sendo comercializado. Ou melhor, estão sendo comercializadas as informações que você disponibilizou por sua própria conta – e risco.

Antes de converter o “XML para PDF” em uma ferramenta online usando a chave de acesso, XML da NFe ou DANFe avalie isso:

O conteúdo dos arquivos (XML e DANFe) são MUITO importantes

Estamos tratando aqui do arquivo da NFe que servirá para será convertido de XML para PDF (DANFe), esses arquivos são recheados de informações sobre sua empresa. Ao esmiuçar um arquivo desses é possível identificar, por exemplo, o endereço de origem e destino, valor da transação, o nome dos produtos e suas quantidades, prazo de pagamento, descrição dos impostos e tudo isso estruturado e organizado, pronto pra ser usado como o dono do site quiser.

A chave de acesso é o “código do cofre”

Quem possui a chave de acesso tem acesso as mesmas informações contidas no XML, por isso se você tem receio em compartilhar o arquivo XML da NFe com qualquer um, tenha esse mesmo cuidado com a chave de acesso, pois quem tem ela “tem tudo” relacionado àquela transação.

Confie apenas em quem tem procedência

Com a popularização da internet e a democratização de conhecimento, não é loucura imaginar que o aplicativo gratuito que você usa para imprimir o DANFe e consultar o status da NFe foi feito por um adolescente de 16 anos que vende as informações disponibilizadas por você da sua empresa para corporações que se interessam por seus dados, visando melhorar a sua oferta de produtos. Se ficar só nisso, o máximo que pode acontecer é que começarão a chegar malas diretas vindas de empresas que você nunca viu. Mas e se quem compra os seus dados for seu concorrente?

É sintoma de que há algo de errado na sua empresa

Todas as empresas são obrigadas por lei a guardar 100% dos arquivos fiscais emitidos e recebidos (XML de NFe ou CTe e o DANFe ou DACTe) e isso só é feito por um aplicativo que faz esse trabalho por você. É humanamente impossível muito demorado garantir essa atividade sem um aplicativo para ajudar. A SEFAZ até disponibiliza um software que consulta as notas fiscais faturadas contra seu CNPJ, mas ela não resolve o problema da guarda, ou seja, você ainda será o responsável por armazenar e manter esses arquivos pelo prazo de – pelo menos – 6 anos. Você deve se perguntar: “E o que acontece se eu não guardar?” Respondemos: Caso sua empresa venha a sofrer uma fiscalização e você não consiga apresentar os arquivos XML ou DANFe solicitados então Fisco aplicará uma multa proporcional aos arquivos faltantes.

Download em lote do XML ou DANFe sem usar o certificado digital não existe

Os manuais técnicos disponibilizados pela SEFAZ deixam bem claro que o uso do certificado digital é imprescindível para realizar consultas automática de status e download de arquivo XML. Quando você se depara com um serviço que promete entregar o arquivo XML apenas com a chave da NFe, sem que você informe seu certificado digital, duvide, há algo obscuro.

Conclusão

Depois de ter ciência dos fatos e dos riscos envolvidos, não significa que não pode ser tirado proveito das ferramentas gratuitas, muito pelo contrário. Se elas estão disponíveis, podem ser utilizadas para converter XML para PDF, consultar status de NFe, baixar XML e assim por diante. Mas fica a ressalva para que sempre sejam avaliados os fatores que destacamos aqui e mais, não deixe conhecer os benefícios de usar uma solução de gestão de documentos eletrônicos.
Caso não queira correr risco e seguir à risca a legislação fiscal para evitar penalidades, experimente gratuitamente a ConexãoNF-e e elimine de uma vez por todas o risco da sua empresa ser multada pela falta de algum arquivo XML de NFe ou DANFe, de quebra ganhe produtividade no setor de recebimento de mercadorias e fiscal.

Bônus para experts

Quer saber TUDO sobre todos os outros arquivos XML do tipo CTe, CCe, MDe e afins? Então aproveite! Baixe nosso e-book sobre gestão fiscal e domine o assunto NFe, CTe, NFCe, MDe e NFSe e seus eventos, descubra tudo que é importante saber dos documentos no formato eletrônico, desde a emissão até o arquivamento.