Leitor de XML da NFe: 7 itens para avaliar antes de comprar

Um bom Leitor de XML da NFe faz parte do dia-a-dia de todo mundo que recebe NFe, certo?
Errado.
Muitas pessoas ainda digitam um a um os 44 caracteres da chave da NFe. Pensando nisso resolvemos escrever um post pra ajudar quem está querendo comprar um Leitor de XML da NFe e nunca mais digitar e revisar 44 números a cada novo documento.
São 7 itens básicos que devem ser observados antes de encomendar seu “brinquedo”:

1) Deve reconhecer o código de barras 128 C (Code 128)

O código de barras da chave da NFe utiliza o padrão 128 C (Code 128) para representar os 44 caracteres e se o Leitor de XML da NFe escolhido não conseguir interpretar os códigos de barra com esse padrão, então ele não servirá para seu propósito que é evitar a digitação da chave de acesso.

2) Alertas de leitura com sucesso

A mágica acontece quando você aponta o seu Leitor de XML da NFe novo para um código de barras e em uma fração de segundos os 44 números da chave da NFe surgem na sua tela. Sim isso é verdade, mas com o uso você vai ver que mais importante do que isso é o BIP! ou a luz verde que se acende quando a leitura ocorre com sucesso. Acredite, a falta de um sinal sonoro ou visual (como é o caso do BIP ou da luz) te deixarão de cabelo em pé com o passar do tempo. Não abra mão disso.

3) Mobilidade é tudo

Sempre que tiver a opção de escolher algo sem fio, escolha (isso serve pra praticamente tudo!). Claro que a opção sem fio – normalmente via Wireless – é um pouco mais cara, mas procurando um pouco pelas lojas vai perceber que a diferença entre os leitores com e sem fio não é tão grande.

4) Interface de comunicação via USB

Quando procurar por leitor de XML da NFe é provável que encontre uma super promoção de um leitor com ótimas características, mas com um detalhe: a interface de comunicação com seu computador será via PS2 / Teclado ou Serial.
Nos computador atuais é muito mais fácil encontrar uma saída USB do que uma PS2 ou Serial, então já que está buscando um novo Leitor de XML da NFe, busque um que tenha uma interface atualizada.
Ps.: É óbvio que se no seu computador não há entrada USB, então você não tem outra alternativa, senão comprar um que tenha interface PS2 /teclado ou Serial.

5) Leitor de XML resistente à queda? SIM

Pode parecer algo padrão, mas não é. Existem equipamentos que não são preparados para quedas e podem se estragar com pequenos descuidos, portanto, assim como a opção sem fio que não altera muito o preço do Leitor de XL da NFe, a resistência à queda segue a mesma linha – acaba não encarecendo demais o preço, fazendo valer a pena escolher por um equipamento mais resistente.

6) Um suporte pode ser útil

Se você encontrar um Leitor de XML da NFe que combine um suporte que deixa a o equipamento em uma posição de leitura e tem embarcada a função “leitura automática”, essa pode ser uma escolha interessante para quem trabalha em escritórios e não precisa se locomover muito, pois esse tipo de equipamento permite que você tenha a disposição um Leitor de XML da NFe que é ativado sempre que você aproxima um código de barras para leitura.
PS.: Se encontrar um desses que possui suporte, leitura automática e é sem fio por um preço legal, compartilhe com a gente.

7) Velocidade da leitura importa

A grande parte dos equipamentos que encontrar oferecem uma velocidade de 100 à 200 leituras/seg. Para falar de um jeito simples, quando maior a velocidade melhor é a acuracidade e confirmação da sua captura do código de barras, ou seja, você terá que fazer menos esforço entre o ato de apontar e esperar a captura do código de barras da NFe.

Dica profissional

De nada adianta você usar um super Leitor de XML da NFe se ainda precisar ficar decifrando o captcha. E é aqui que entra a dica profissional. Se você é daqueles que ainda depende do site da SEFAZ para viver, nossa dica é pra que experimente um aplicativo que automatiza o processo de captura, validação e guarda dos arquivos fiscais (XML de NFe e CTe). Assim você usa seu Leitor de XML da NFe apenas para conferir e encontrar (dentro do aplicativo) qual documento precisa.