Como consultar a NFe completa de maneira SEGURA?

Se na sua empresa você ainda não usa um aplicativo para automatizar o recebimento dos arquivos fiscais XML de nota fiscal NFe, então é provável que de vez em quando o e-mail enviado por seu fornecedor se perca no meio do caminho e você fique a ver navios. Foi por isso que montamos esse guia com quatro passos para ajudar quem precisa da NFe completa.

Ao procurar na web você certamente se deparou com diversos sites que oferecem esse tipo de serviço, porém apenas parte deles permite que a Consulta da NFe completa seja feita de maneira segura e garantida. Nós já abordamos os riscos de se usar “qualquer site” para esse tipo de atividade (veja aqui o que já falamos sobre o risco de usar sites desconhecidos para imprimir DANFe, consultar NFe e recuperar XML), por isso tenha em mente que não basta fazer a Consulta da NFe de qualquer jeito, precisa que seja feito do jeito certo, estamos tratando de um tema muito importante para sua empresa.

Talvez você já saiba, mas não custa reforçar: Tenha em mente que os arquivos XML de NFe e CTe é que possuem validade fiscal. O DANFe ou DACTe serve apenas como documento auxiliar para apoiar a operação, para ter tranquilidade leia esse artigo (Siga à risca a legislação fiscal e evite penalidades) e confira se está tudo certo na sua empresa.

 

Como consultar a NFe Completa

Passo 1 – Acessar Portal da SEFAZ

O link direto é: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa
Oficialmente, o site que oferece a consulta da NFe é o Portal NFe da SEFAZ da nacional. Nele, além de encontrar o espaço para conferir a NFe, também é possível encontrar inúmeros materiais relacionados aos demais serviços, como por exemplo: perguntas frequentes, manuais e maiores informações sobre a legislação.

Passo 2 – Encontre a chave de acesso da NFe

O caminho normal é o de encontrar a chave de acesso da NFe no topo direito do DANFe, mas caso você não tenha o DANFe a recomendação é que seja feito contato com o fornecedor o mais rápido possível, solicitando a ele os dados da NFe emitida.
ChaveNFe

Passo 3 – Preencher dados para consulta da NFe

Depois de acessar o Portal NFe da SEFAZ e ter identificado a chave de acesso da NFe, então agora basta preencher os dados corretamente, como indica o formulário e clicar no botão “Continuar”.
Neste exemplo temos:
Chave de acesso da NFe é: 12345678901234567890123456789012345678901234
Código validador: VCIRMK
Lembrando que a chave de acesso da NFe possui sempre 44 dígitos.
Portal NFe Sefaz

Passo 4 – Visualização dos dados da NFe completa

Com os dados informados corretamente o Portal NFe apresenta todos os dados da NFe que você procura. A tela fica distribuída entre dados básicos de cabeçalho (que são os primeiros que aparecem), próximo ao rodapé encontram-se os registros de status, indicando se a NFe está autorizada, denegada, cancelada ou algum outro tipo de situação relevante.
Tenha atenção para consultar os dados detalhados, pois eles estão separados em abas, onde a primeira que é exibida é a NFe, seguida das abas Emitente, Destinatário, Produtos e Serviços, Totais, Transporte, Cobrança, Informações adicionais.
Dados completos da NFe

 

Bônus

Você sabia que você pode acessar a lista de notas fiscais NFe emitidas contra a sua empresa usando um aplicativo que captura o XML completo e DANFe diretamente da SEFAZ?

Sim, você pode e pra isso só precisa cadastrar sua empresa e usar gratuitamente por 15 dias!