Consulta de CNPJ Grátis usando o APP da Receita Federal

Poucos sabem que a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para iOS e Android que Consulta CNPJ e os dados de uma empresa, para isso basta que tenha em mãos o número correto do CNPJ. Isso é extremamente útil para captura dos dados cadastrais e conferência da situação da empresa.

Até hoje o aplicativo parece não ter caído no gosto popular, visto que o número de downloads não chega aos 500 mil. Por isso resolvemos fazer esse artigo e popularizar um pouco mais o tema, afinal de contas muitas pessoas ainda sofrem para conseguir os dados cadastrais de seus clientes e fornecedores quando vão emitir uma nota fiscal eletrônica (NFe), certamente o aplicativo pode ajudar muito, dando autonomia aos faturistas.

Segundo Carlos Roberto Occaso, subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal, o dispositivo foi criado com a intenção de simplificar e facilitar o acesso às informações da Receita.

“Um aplicativo deste atinge milhões de usuários e facilita demais os processos”, afirmou. Ele argumentou que existem hoje mais de 17 milhões de CNPJ ativos, 1,8 milhão de pedidos de inscrição no CNPJ por ano e 5 milhões de pedidos de alteração anualmente.

A descrição oficial do aplicativo apresenta as seguintes características:

  • Consultar CNPJ e demais informações relativas à empresa (situação, informações básicas, opção pelo Simples Nacional e endereço);
  • Acompanhar a evolução e/ou cancelar as solicitações cadastrais (inscrições, alterações e baixas);
  • Acessar a tabela CNAE (Código Nacional de Atividades Econômicas);
  • Obter informações sobre os procedimentos cadastrais;
  • Testar conhecimentos sobre a legislação do CNPJ (Quiz);
  • Avaliar o aplicativo.

Baixe o APP que Consulta CNPJ

Conclusão

O aplicativo para consultar CNPJ e demais dados da empresa é uma ferramenta que agiliza muito as atividades que demandam esse tipo de informação. Seu diferencial é a mobilidade, afinal de contas, a partir do celular qualquer pessoa, em qualquer lugar pode dispor das informações e usá-las conforme for a necessidade.

Além do APP, a receita disponibiliza uma versão de Consulta CNPJ direto da Web, para isso basta acessar o link: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp, preencher com o número do CNPJ (sem ponto ou barra) e acertar o captcha para ter acesso aos dados cadastrais da empresa.

Fontes: Exame e Receita Federal.